segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Por que a boca do meu cão cheira tão mal?

 a boca do meu cão cheira tão mal
Por que a boca dele cheira tão mal?
Na maioria dos casos, a causa é o tártaro que se acumula nos dentes dos cães, principalmente naqueles de mais idade. Problemas digestivos podem causar halitose (hálito ruim ). No caso de tártaro, este deve ser removido pelo veterinário, periodicamente. Quando não removido, além do mal hálito, o animal corre o risco de perda precoce dos dentes.
E por isso ele também fica com forte odor, porque se lambe, por isso o cheiro acaba se espalhando por todo canto da casa. Além de causar doenças...






periodontite canina
O sinal mais comum da periodontite é o mau hálito. A fermentação causada pelas bactérias pode juntamente ou não com a presença de pus causar um odor muito forte e desagradável que será logo notado pelo proprietário. Dependendo do estágio da doença o animal poderá estar sentindo dor e com isso poderá deixar de se alimentar, brincar, roer seus ossos e ficar tristonho em um canto da casa.
O que poucas pessoas sabem é que o maior perigo das periodontopatias não é a perda dos dentes ou o desenvolvimento de infecções locais. As bactérias que se encontram na boca do animal não ficam só por lá. Estas caem na corrente sanguínea e através dela são levadas para todos os órgãos do animal. Os órgãos mais afetados são: coração, rins e fígado e também as articulações. Se por acaso o animal já tiver uma lesão prévia em algum destes locais, a probabilidade de instalação das bactérias junto à eles é muito grande. Estas bact. causam pequenas inflamações nos capilares das vísceras que com o passar do tempo formam uma enorme inflamação.


tártaro em cãesO tratamento é simples e rápido: Tartarectomia, ou seja,limpeza de tártaro. Verifique sempre se o profissional que fará a limpeza possui o material odontológico necessário. Uma limpeza feita à grosso modo, eliminando apenas as placas maiores fará somente que você se sinta melhor mas será de pouca utilidade para o animal. A maior concentração das bactérias se encontra no sulco gengival (aquele lugar onde o fio dental some entre os dentes) que precisa ser curetado manualmente com instrumentos especiais. E nada de segurar o animal à força para fazer a limpeza. Os intrumentos a serem usados são cortantes e alguns pontudos e as regiões a serem curetadas são de difícil acesso. Imagine como foi a sua última limpeza de tártaro no dentista e imagine se o Veterinário irá conseguir fazer o seu cão ficar sentadinho com a boca aberta, sentindo os instrumentos funcionando dentro da boca e não se engasgar com aquela água toda do ultrassom.
A tartarectomia mais segura e bem feita necessita do apoio de uma anestesia. Mesmo os cães com problemas cardíacos tem sido submetidos à esta limpeza mediante anestesia volátil (a droga é respirada e não injetada no animal) após serem devidamente medicados por seus Veterinários Cardiologistas pois o risco deles ficarem à mercê das bactérias orais é maior do que de se submeterem à esta anestesia.

fonte dog times

Colaboração da médica veterinária
Dra. Claudia Youle da DentalVet -
especializada em tratamentos odontológicos
As fotos publicadas neste artigo foram retiradas
pela autora do livro "A color Atlas of Veterinary Dentistry & Oral Surgery"
de Peter Kertesz Editora Wolfe e do livro "Small Animal Dentistry" de Harvey e Emily.


Nenhum comentário:

Postar um comentário