terça-feira, 6 de novembro de 2012

Educando seu cão Dicas básicas




Como Garantir o Sucesso.

Algumas orientações simples e eficientes para a educação de seu cão.

Vale a pena conhecê-las




Formas de Agir: Habitue o cão à sua voz e ao nome dele: fale bastante com ele nos primeiros dias que estiver com você. Ensine o nome dele e a palavra “Não”.

Como Ensinar o nome do filhote: Repita várias vezes o nome dele, ofereça “petiscos especiais para cães” e chame-o, quando ele vier, dê-lhe um pequeno pedaço, mas não faça isso sempre, quando ele vier apenas acarice-o sem dar nada para comer, para não causar desvio de comportamento.

Adicionando Comandos: Depois acrescente ao seu nome a palavra “aqui”, por exemplo: “Toby Aqui”, “ Toby Não”, “Toby Desce” e assim por diante.

Procure sempre usar palavras curtas, o cão assimila com muito mais facilidade.

Defina bem as proibições: Logo que o cão chegar, defina juntamente com seus familiares um código de conduta para ele. Todos devem coibi-lo nas infrações.

 Evite maus hábitos: Não deixe chinelos e meias perto do cão nem permita que tenha acesso a lugares onde possa roer pés da mesa, chinelos, etc..Criar hábitos indesejáveis exige que você os corrija depois.

Seja equilibrado:  Uma pessoa nervosa e instável não pode exigir que o cão seja calmo e equilibrado.

Não bata:  Isto prejudica a autoconfiança, o raciocínio e atenção do cão.

O principio básico da educação canina é simples. Consiste em evitar que o cão adquira maus hábitos, eliminando oportunidades que o favoreçam e repreendendo-o quando erra. Ao mesmo tempo é muito importante elogiá-lo quando age corretamente; para reforçar o bom comportamento.

Como elogiar: Mostre sua satisfação e entusiasmo, usando palavras animadoras (muito bem, amigão, isso mesmo, etc) Simultaneamente acaricie-o. Faça-o imediatamente após a ação, para uma perfeita associação de idéias.

Como Repreender: Imediatamente mostre que não gostou, nunca o agrida (bater ou esfregar o focinho nas fezes) nem o ponha de castigo. Olhe-o e diga ‘NÃO’ em tom enérgico, sem gritar e deixar espaço para contestação. Passe com naturalidade, a idéia de que o lidera.
Nunca brinque logo em seguida de uma repreensão.


 Fazer necessidades no lugar certo:

Limpo por natureza o cão procura fazer as necessidades longe do local onde dorme e come.

Antes de iniciar o condicionamento, escolha o local que será o banheiro oficial do cão. Considere a facilidade de acesso, de limpeza... Forre-o  com diversas folhas de jornal, passe uma delas para motivá-lo na urina dele, ponha-o por cima das outras.

Na refeição seguinte assim  que ele comeu, fique atento. Normalmente ele mostra certa inquietude, anda de lá pra cá, fareja o chão e se move em círculos, é nesta hora que você deve agir, leve-o imediatamente ao banheiro, ponha-o em cima das folhas, quando ele fizer as necessidades, elogie-o, acariciando em seguida. A seguir troque o jornal, mantendo uma folha suja por debaixo das demais (evita a afluência de moscas), para o odor atraí-lo na próxima vez. A partir daí, nas próximas refeições (geralmente uns 20 minutos) deve-se observá-lo, se usar corretamente, elogie-o, caso contrário repreenda-o, usando o nome do cão e a palavra NÃO. No caso de ele fazer fora do jornal, recolha as fezes(sem que ele veja ) , jogue no jornal e limpe bem o chão e desodorize  o local com vinagre, para eliminar o cheiro.
Nada de esfregar o focinho dele quando agir errado. Definitivamente não funciona.

Nos primeiros dias, é importante que ele não fique solto, para que se adapte à rotina da casa e às pessoas, depois vá soltando-o gradativamente e sempre levando uma folha de jornal para ambientes em que ele esteja, ( não esqueça ele é um "bebê") até que ele esteja conhecendo totalmente bem o ambiente, assim não corre o risco de ele fazer fora de lugar.


Roer Objetos:


Aos 4 meses (troca de dentes), ao pegá-lo roendo, repreenda-o, leve-o a outro local e dê-lhe um brinquedo, agradando-o. Caso ele insista em roer pode jogar umas gotas de própolis puro no local ou hoje em dia existem  produtos de gosto amargo ou cheiro desagradável para o cão à venda em pet shops
Deixe sempre brinquedos para ele se distrair, hoje em dia existem brinquedos interessantes, com petiscos dentro é ótimo usa-los principalmente quando ele for ficar sozinho.



   Subir em Sofás e Camas:



Repreenda-o, faça-o descer, usando a palavra “não”, “desce”. Se precisar, ponha-o no chão. Caos ele suba novamente, faça tudo novamente
Você deve sempre ser mais “teimoso” que seu cão, não se deixe vencer pelo cansaço, vença-o você.



 Entrar em casa Sem Permissão:



Ponha um obstáculo na porta que o impeça de entrar, se ele ameaçar entrar você diz “NÃO TOBY NÃO”, e quando você quiser que ele entre, você diz “AQUI TOBY AQUI”.




 Cavar



Ao pegá-lo em flagrante, repreenda-o. Tire-o do local. Dê-lhe um osso ou seu brinquedo, quando ele parar de roer/brincar guarde-o para que ele não queira enterrá-lo.




Importante: O animal deve sentir no tom de voz do dono, se ele está ou não agradando. Deve-se falar firme e severo quando o cão faz algo que o dono reprova. E carinhosamente quando ele acerta.

Isso serve para todos os outros comandos, não pular nas pessoas, latir desnecessariamente,  tentar pular da janela do carro (procure não andar com as janelas totalmente abertas), derrubar objetos, etc.

Você deve sempre ser mais “teimoso” que seu cão, não se deixe vencer pelo cansaço, vença-o você.

Não permita que ele faça coisas que você acha "bonitinho" enquanto filhote, porque ele vai ficar adulto e não vai entender que agora não pode mais.

Eles não conseguem relacionar fatos distantes no tempo. Por exemplo, se um cão fugir durante um passeio com o dono e só voltar duas horas mais tarde, ele não poderá compreender a punição que receber. O animal associará a punição ao seu retorno, e não ao fato de ter permanecido duas horas longe. O mesmo serve para fazer as necessidades fora do local ou roer objetos, senão for pego no ato do erro, não o repreenda pelo feito.
No caso de fazer as necessidades fora do local,  tire-o antes da limpeza ( para que ele não veja ), e se possível jogue um pouco de vinagre no local.

Se ele ficar o dia todo perto de você nos primeiros dias, a noite ele vai chorar, pois ele não vai saber que é necessário dormir, isso serve para pessoas que trabalham fora e adquirem um cão no final de semana ou férias, quando volta a rotina normal da casa, eles não entendem, então latem muito, outros fazem necessidades fora do lugar ou roem objetos, é super importante que  primeiramente ele se adapte à rotina da casa em relação a horários e companhia.

Seguindo esses passos, você terá um cão extremamente obediente. Lembre-se que alguns cães assimilam muito mais fácil que outros, independente da raça, você educa-o como quiser. Isso serve para àqueles que latem mais, ( pinscher, yorkshire, west - IG, ) podem ser mais silenciosos com educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário