quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Cães Terapeutas



O Projeto Pêlo Próximo - Solidariedade em 4 patas é um grupo formado por voluntários, que realiza um trabalho sem fins lucrativos, de visitas a Instituições que cuidam de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais e escolas. Nas principais atividades desenvolvidas pelo Projeto se enquadram a TAA (Terapia Assistida por Animais), AAA (Atividade Assistida por Animais) e EAA ( Educação Assistida por Animais).


Cães terapeutas visitam abrigo de idosos carentes no Rio de Janeiro
O Abrigo Getsemani, no bairro de Capivari, em Duque de Caxias (RJ), recebeu neste sábado, 03/11, a segunda visita dos cães co-terapeutas do Projeto Pêlo Próximo – Solidariedade em 4 patas. O projeto, que realiza visitas filantrópicas de pet terapia em várias Instituições do Rio de Janeiro, levou muita alegria para cerca de 20 idosos que residem no local. A visita no abrigo teve como objetivo principal, o aumento a autoestima dos idosos através da interação com os animais. Durante a visita, os residentes da casa tiveram a oportunidade de realizarem exercícios lúdicos como a escovação dos pelos dos cães e assistiram a uma apresentação de mini agility e show dog. 
O Projeto Pêlo Próximo realiza essas visitas há cerca de três anos em escolas e em instituições que cuidam de crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. Em todas as visitas é oferecida a oportunidade de entretenimento, motivação, informação, educação e benefícios terapêuticos por meio do contato com os animais, visando sempre à melhoria na qualidade de vida e mudança na rotina de vida diária dos visitados.
 
O Projeto conta hoje com 23 cães e duas calopsitas, que realizam diversas atividades com pacientes, assim como contato direto com o animal; exercícios para estimular o raciocínio e trabalhar a motricidade tanto fina quanto global dos pacientes. Fazem parte do quadro de exercícios: escovação; exercícios com arco; exercícios de estimulação usando o boliche e o futebol; além de apresentação de agility e show dog.
 
Para conhecer o trabalho do Projeto Pêlo Próximo visite o site
 
Texto e Fotografia: Projeto Pêlo Próximo

Nenhum comentário:

Postar um comentário