segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Shih Tzu MINI não existe

Shih Tzu MINI não existe

Veja o padrão completo AQUI


De diversas formas me perguntam se tem ninhada de Shih Tzu Mini, Micro ou de 2 Kg.  Eu sempre repito que não existe, algumas pessoas querem ouvir minha explicação,  outras acham que eu estou mentindo porque não tenho, mas tento conscientizar as pessoas ao máximo.


Se você gosta da raça e quer ter um  Shih Tzu saiba que ele é um cão de porte pequeno com seu peso variando entre 4,5 e 8,0 kg e seu tamanho 28 centímetros de altura, eu realmente não entendo o que ''2 kg'' a mais possa interferir tanto no espaço/convivência num pequenino apartamento, criou-se uma ideia totalmente errada, por alguns ''criadores/vendedores'' mas o peso nada tem a ver com ocupação de espaço e sim o tamanho, posso dizer que um Shih Tzu em nada interfere no espaço comparando a um yorkshire de 2 kilos a menos,  mas interfere se você for pensar em um Labrador ou que sabe ainda um Dogue Alemão, não é!!!??? Estamos falando em proporção de tamanhos e não peso. 

As fêmeas miniaturizadas nem sequer conseguem ter partos normais, requerendo cesarianas. Além disso os cães frequentemente apresentam moleira aberta, epilepsia, hidrocefalia e várias características de nanismo, como cabeça abobadada e olhos redondos demais.
A procura por cães miniaturas é  tão responsável pelo problema quanto quem o produz, não faltam informações nos criadores sérios. Mas infelizmente as pessoas se encantam por cães miniaturizados :(


Muitos dizem que seus cães possuem o gene chamado Imperial,  mas qual a comprovação científica que realmente existe esse tal de gene?!
O mapeamento genético completo do cachorro já foi realizado  e já existe até um clone de um cão da raça Afghan Hound feito pela equipe do cientista Woo-Suk Hwang, Veja a matéria completa aqui. Agora pense que se realmente fosse verdade a miniaturização de cães estaria espalhada em diversas raças.


É claro que as vezes, mesmo numa criação séria e planejada nasce um filhote ou outro menor do que o ideal, mas estes devem ser afastados da procriação caso sua características fujam do padrão da raça.

Portanto cuidado ao comprar um Shih Tzu.
Pesquise bastante, leia, busque na internet o máximo de informações sobre a raça e temperamento.
E saiba que criadores sérios não vendem e nem dão opção de venda com ou sem pedigree, não vendem barato (Cães de boa linhagem, custam caro, participam de exposições, são importados e quem faz esse tipo de criação não vende barato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário