segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Crate, para cães


Crate super chique da empresa DenHaus que também pode ser usado como mesinha.


Eu nunca usei esse método, mas tenho lido muito a respeito, achei interessante para quem é responsável e não largar o cãozinho preso noite e dia para não dar trabalho...

Crate, o que é isso? 
fonte barbas e bigodes


Para começar, crate é nada mais nada menos que um tipo de confinamento para cães. O tipo de crate mais conhecido é a famosa caixa de transporte mas existem muitos outros modelos, coisa que veremos mais a frente.


Não quero colocar meu cachorro em uma jaula!!
Muitos acham que usar um crate em casa é crueldade, o veem como uma jaula. O que a maioria não entende é que há muito tempo atrás, quando os cães eram animais selvagens, eles muitas vezes dormiam em buracos que eles cavavam no chão em locais escondidos dos predadores onde se sentiam seguros, ou seja tocas. Estas tocas eram pequenas e escuras com espaço suficiente para se virar e deitar confortavelmente.

Mesmo após seculos de domesticação e seleção eles ainda possuem alguns de seus instintos primitivos. Um desses instintos é o de se entocar em um lugar pequeno e aconchegante só deles, onde se sentem abrigados, protegidos e seguros.
Ou seja, o crate nada mais é que uma versão moderna da toca. Assim como as pessoas gostam de ter um cantinho em casa onde podem relaxar e ter privacidade os cães também precisam de um cantinho.
Alem de ser um lugar seguro e aconchegante para o cão, crates também facilitam o adestramento. Faz com que eles aprendam o lugar certo de fazer as necessidades mais rápido, já que cães não costumam fazer as necessidades no local onde dormem (a não ser que ele tenha passado seus primeiros meses confinado em um espaço pequeno sem acesso a uma área exclusiva para utilizar como banheiro, por exemplo em pet shops ou fabricas de filhotes).
Fora isso, o crate também ajuda cães medrosos a se sentirem mais seguros evitando que entrem e panico e se machuquem, se sentirem em casa quando precisam ficar na casa da avó, da tia ou em hoteis, é muito util para controlar cães destrutivos que roem o que não devem, na hora de viajar de carro e como você deve saber, necessário para embarcar seu pet em um avião. 
Ideal para os finais de ano, cães medrosos....
Escolhendo o crate certo
Existem mil marcas e modelos, de plástico, de lona, arame, com ar condicionado, tipo mobilia…tudo depende da finalidade.
Os mais comuns são os de plástico que servem tanto como casinha dentro de casa como para viajar tanto de carro ou avião. Em vista dos vários problemas que tem ocorrido com fuga de pets em viagens de avião, se este for o seu caso, aconselho a investir em um modelo mais seguro e fazer de tudo para dificultar a portinha de abrir usando por exemplo lacres plásticos, daqueles que só abrem cortando.
Crate de plástico.

Os crates de lona são bons para quem viaja bastante, como o da foto abaixo são práticos por serem dobráveis e a maioria é fácil de prender no carro. 

Crate dobrável de lona.

Já os de arame, apesar se serem mais baratos, na minha opinião não dão a mesma sensação de toca como os outro por serem abertos, no caso você teria que comprar uma capa vendida separadamente. 
Crate de arame, muitos deles também são dobráveis.

O cercadinho é bom para quem filhote e não pode ficar o tempo inteiro de olho nele. O ideal é colocar uma casinha, brinquedinhos e uma area especifica a ser usada como banheiro, com um tapetinho higienico ou jornal.
Cercadinho de arame, indicado para filhotes.
Para escolher o tamanho ideal, deve se seguir uma formula. O site DocDog tem uma pratica calculadora que facilita essa operação.
Como vocês podem ver, o crate não é nenhum bicho de sete cabeças, muito menos uma jaula ou cruel se lembrar que, com exceção de viagens de avião, ou durante a noite não se deve deixar o pet preso por mais de duas horas seguidas.

A utilização do crate é uma importante ferramenta como parte do treinamento do xixi e cocô no lugar certo e na criação do seu cãozinho. 
Quem não conhece os benefícios do crate, tende a ter repúdio pela utilização dos mesmos, pois associa o crate a uma prisão. Bem...  nós não podemos pensar que os cães pensam como nós! 

Cães gostam de ficarem “entocados”. Ou será que você nunca percebeu que seu cãozinho adora ficar enrolado debaixo da cama ou da cadeira? Com certeza você tem histórias divertidas para contar sobre o dia que seu cão cresceu e ficou preso sob o fogão ou a cama box.  Esse comportamento faz parte do instinto canino. Cães amam a sua toquinha e é isso que o crate se torna.

Leia mais
O Blog de uma Criadora que Ama seus Frenchies
Mais uma aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário